O INÍCIO. Amigos dos Portadores de Doenças Graves


A Casa da Vida é o resultado da união de pessoas que participavam de trabalhos voluntários em várias entidades como GAPEB, MARIO KRÖEF, HOSPITAL DO FUNDÃO, PEDRO ERNESTO, alguns asilos para idosos, creches e orfanatos.

Quando buscamos o trabalho voluntário nas instituições que tratam de pessoas com doenças graves que têm uma rotina pesada de exames e remédios, não tínhamos noção dos altos teores de desagregação que a doença pode trazer às famílias.
O filho saudável sente-se abandonado enquanto a mãe passa seus dias à beira do leito do filho doente.
Os pais se afastam e as atividades sociais praticamente se extinguem em função do baque financeiro que orçamento doméstico é submetido.
Diante de um quadro deste, somente a esperança é capaz de unir e permitir que uma familia com um doente grave siga em frente e toque sua vida.

Percebemos que algumas condições inerentes à nossa sociedade agravam o estado de saúde das pessoas:
Quando a medicação mais adequada não está acessível

Quando o equipamento ideal parece impossível de ser conseguido

Quando a criança de desestimula devido a solidão e o segregamento das suas atividades

São inúmeras as possibilidades de tristezas, mas são múltiplas as soluções que podemos promover. Não resolveremos o problema do mundo, mas podemos contribuir para salvar a vida de alguém muito perto de você! Podemos contribuir para que pessoas em situações difíceis tenham dia melhores, um pouco mais de conforto dentro de suas trágicas limitações.

Assim, percebemos que o melhor remédio para as situações de doenças é manter a esperança, cultuar a alegria.
Participamos de vários eventos festivos nos hospitais onde atuávamos, muitas vezes aqueles que se encontram internados ou têm parentes nessas condições, têm nas datas festivas sua única opção de diversão e oportunidade de receber um presente e até mesmo carinho das pessoas.

Passamos a fazer pesquisas entre os pacientes, a fim de saber o que elas mais gostariam de ver nas suas festas. E íamos, na medida do possível, buscar aquele sonho para aquelas pessoas tão sofridas.
Fizemos várias campanhas de mobilização para viabilizar a compra de medicamentos de preços elevados para as cndições econômicas dos pacientes atendidos em hospitais públicos até que outra solução pudesse ser encontrada. Os casos eram indicados pelos serviços de voluntariado das instituições ou por pessoas que sensibilizadas com a situação nos pediam algum tipo de ajuda.