Cidadão em Vulnerabilidade Social


Casa significa abrigo, proteção, amparo, segurança.
Doença é tudo aquilo que mina a saúde física e mental do ser humano comprometendo e adoecendo suas atividades e sua vida social. Tornando-o vulnerável e muitas vezes indefeso sob diversos aspectos, excluindo-o das oportunidades...
Assim chegamos à Instituição Nosso Lar.
Inaugurada em outubro de 1950, como um orfanato, a estrutura de 2 andares e 7 dormitórios chegou a abrigar 110 crianças.
ATUALMENTE ESTE ESPAÇO ENCONTRA-SE COM AS SUAS ATIVIDADES SUSPENSAS. NÃO FOI POSSIVEL O SEU FUNCIONAMENTO NESTE ANO DE 2009, DEVIDO GRAVES DIFICULDADES FINANCEIRAS.
Desde 1999, atendendo ao Estatuto da Criança e do Adolescente, as meninas de 4 a 14 anos, atendidas pelo Nosso Lar, ficam sob seus cuidados da 7:00 às 17:00. Contam com aulas de reforço escolar, oficinas de balé, informática e artesanato, além do atendimento com pedagogas, psicólogas, psicopedagogas e fonoaudiólogas. Os serviços são inteiramente gratuitos! Proporcionam tranquilidade para as mães que precisam trabalhar, deixando suas crianças em segurança.

É inquestionável o trabalho social do Nosso Lar. Participando (desde 1950) da formação das crianças atendidas, enriquecendo a educação e o desenvolvimento cultural, proporcionado-lhes equilíbrio emocional, otimizando o aproveitamento escolar, oferecendo lições de ecologia, importância da reciclagem, enfim promovendo serviços que estariam longe do alcance das mães das crianças acolhidas.
Num momento em que se fala tanto em cidadania, educação e preocupa-se tanto com a violência, caberia ressaltar que a filosofia da Instituição de amparar meninas é visionária, pois se trata de um perfil delineado em 1950. É a mulher a grande responsável pela formação da família, a primeira educadora que encontramos no mundo! Formar bem nossas meninas é um passaporte para um mundo melhor.

A CASA DA VIDA apóia a Insituição Nosso Lar, porque trata-se de uma luta contra várias doenças sociais!